quinta-feira, 26 de julho de 2012

Palavras Geradoras


PALAVRAS GERADORAS


TEMA: EU E O MUNDO


- AUTONOMIA: É quando o indivíduo tem liberdade inalienável para viver como acredita.


- AUTOESTIMA: É quando o indivíduo tem amor próprio, valorizando-se.


- METANÓIA: mudar o estado da consciência, atitude.


- IDENTIDADE: é o conjunto de características próprias e exclusivas com as quais se podem diferenciar pessoas, grupos, nichos e lugares uns dos outros, diante do conjunto das diversidades. A identidade pode ser individual, coletiva, social, cultural, digital.


- PROJETO IDENTIDADE SOCIOCULTURAL DA VILA SANTA TERESINHA: 

 

- DIREITOS HUMANOS: Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.


A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma:

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” Artigo 1º. Dia 10 de dezembro é o dia dos direitos humanos.


- DIGNIDADE: É quando o indivíduo tem cidadania, o possui acesso à alimentação, à informação, emprego, educação, segurança, saúde e higiene, respeito, tendo o seu direito respeitado de ter uma vida de qualidade.


- CIDADANIA: o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. A cidadania não combina com individualismo e com omissões individuais frente aos problemas da cidade; a cidade e os problemas da cidade dizem respeito a todos os cidadãos.


- PEDAGOGIA: a Pedagogia é a ciência do ensino. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. O objeto de estudo do pedagogo e da pedagogia é a EDUCAÇÃO, o Processo Ensino e Aprendizagem, a ação cultural do educador em intervir e/ou de transmitir tecnicamente "o conhecimento".

- EDUCAÇÃO POPULAR: a Educação Popular é uma educação comprometida e participativa orientada pela perspectiva de realização de todos os direitos do povo. Não é uma educação fria e imposta, pois baseia-se no saber da comunidade e incentiva o diálogo. É uma estratégia de construção da participação popular para o redirecionamento da vida social.

- CULTURA DE COLABORAÇÃO: a cultura da colaboração tem como objetivo facilitar o processo de desenvolvimento de um grupo para que ele alcance a capacidade de agir coletivamente, visando objetivos comuns, baseados nos princípios da cooperação entre os participantes.

- EQUIPE: é um grupo de pessoas que se junta para alcançar um objetivo em comum. Também é definido como um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares, que trabalham juntas com o fim de atingir um propósito comum.

- COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA: A comunicação comunitária é feita através da participação e do compromisso com a comunidade que faz sua própria comunidade com ferramentas comunicacionais, voltadas para servir à comunidade. Esse tipo de comunicação tem como característica identificar e transmitir os interesses da comunidade em que está inserida.

- SUBJETIVO: mundo interno de todo e qualquer ser humano, sendo composto por emoções, sentimentos e pensamentos. Através da nossa subjetividade construímos um espaço em que nos relacionamos com as outras pessoas, com a sociedade.

- DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO: A Democratização da Comunicação é uma questão (e a respectiva campanha) que discute a ampliação às massas do acesso tanto à recepção quanto à emissão de produtos de comunicação. que permita maior liberdade de expressão e busque discutir questões fundamentais para sociedade. Fazendo uma comunicação cidadã e não apenas comercial. - REPENSAR A VIDA: Buscar um pensamento crítico e criativo, de forma mais construtiva de ver a vida.

- CAUSA E PROJETO: É a motivação, objetivo, aquilo que se busca melhorar no mundo e na gente. Projeto é o planejamento de uma ação ou de um processo que será realizado em um período determinado.


TEMA: EVENTOS & LUGARES

- ECO 92: Evento internacional que reuniu na cidade do Rio de Janeiro, em 1992, milhares de pessoas para discutir a forma como são usados os recursos da natureza (água, ar, florestas, energia) e os resultados e impactos desse uso (desigualdade social, fome, poluição). Foram assumidas metas de compromisso com a redução da destruição da natureza entre os governantes. Pouco foi feito.

- RIO + 20: Vinte anos depois da ECO 92, reúnem-se no Rio de Janeiro centenas de presidentes para discutir o futuro do planeta e ações para preservar a biodiversidade e evitar colapsos climáticos. Nenhum acordo foi firmado entre as nações.


- CÚPULA DOS POVOS: Evento paralelo à Rio +20 que reuniu milhares de pessoas da sociedade civil e movimentos sociais para discutir e fortalecer a rede de pessoas que buscam outra sociedade mais justa e mais ecológica.


- TRIBO DE ATUADORES ÓI NÓIS AQUI TRAVEIZ: Grupo de teatro que trabalha com teatro de rua e com arte pedagogia com a comunidade. Surgiu em 1978 e a sua organização é baseada no trabalho coletivo, tanto na produção das atividades teatrais, como na manutenção do espaço. Abriu um novo espaço para a pesquisa cênica - a TERREIRA DA TRIBO de Atuadores Ói NÓis Aqui Traveiz, que funciona como Escola de Teatro Popular, oferecendo diversas oficinas abertas e gratuitas para a população.


- CABARÉ VALENTIN: Espetáculo organizado por grupo de artistas circenses que surgiu em 2004 em Porto Alegre, com o objetivo de promover um evento diferenciado que alia arte e diversão, com atrações convidadas de circo, dança, teatro, música, poesia. Neste ano (2012), o evento foi no Centro Cenotécnico.


- CENTRO CENOTÉCNICO: espaço onde são construídos cenários e adereços de teatro, circo, dança, cinema, carnaval, publicidade e eventos em geral, abrigando cerca de 80% da produção cênica porto-alegrense. O espaço também atende a espetáculos de fora do Estado e do país, quando passam por Porto Alegre. Administrado pelo Instituto Estadual de Artes Cênicas – IEACen/Sedac, é o único centro cenotécnico público da América Latina. Localiza-se na av. Voluntários da Pátria, 1370 ou lado da Vila Santa Teresinha.


- VILA SANTA TERESINHA: Antiga VILA DOS PAPELEIROS que foi destruída por um dois incêndios entre 2003 e 2004 deixando cerca de 300 famílias que trabalham com reciclagem puxando carrinhos pela cidade. Assim os moradores da vila fazem coleta de lixo reciclável, como sua principal fonte de renda. Depois desses incêndios algumas famílias foram acolhidas pela igreja Santa Teresinha e um loteamento foi construído pelo DEMAB.
Em matéria publicada na página 58 do jornal Zero Hora de hoje, 14/12/2006 (edição 15.084), a Vila dos Papeleiros recebeu o novo nome, Loteamento Santa Teresinha, em homenagem à Paróquia Santa Teresinha de Jesus, no bairro Floresta, por ter sido ela a única a ajudar os seus moradores por ocasião do incêndio de fevereiro de 2005. Ao total, foram 213 famílias a ocupar o Loteamento Santa Teresinha. Elas receberam as casas pelo sistema de concessão remunerada, pela qual pagam entre R$ 17,50 e R$ 35,00 por mês. As casas não podem ser vendidas, mas poderão ser transferidas por herança. O Loteamento Santa Teresinha também conta com creche, associação comunitária e espaço para estabelecimentos comerciais.

- CASA BRASIL: A Casa Brasil é um espaço comunitário de acesso gratuito. Tem o objetivo de promover a cidadania e o conhecimento através da inclusão tecnológica, da divulgação da ciência e do software livre, da leitura, da democratização das comunicações, da economia solidária, da cultura e das artes na comunidade. Estamos localizados no bairro Floresta próximo a antiga Vila dos Papeleiros na Voluntários da Pátria 2552. A Casa Brasil em Porto Alegre é sediada no antigo arquivo da Caixa Federal pela Ong Moradia e Cidadania desde 2008.

- FESTA DA BIODIVERSIDADE: É uma festa para comemorar a luta. As diversas lutas protagonizadas por movimentos sociais, coletivos, comunidades, que se reúnem uma vez por ano para convergir pautas, estreitar laços e dialogar com a população da capital. São cerca de 40 coletivos que organizam essa festa e muitos outros que participam, propondo atividades ou simplesmente comparecendo no Largo. É também um espaço de denúncia do capital e dos governos, que há alguns anos vem escorraçando a população dos espaços púbicos.


- FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO: O Fórum Social Temático 2012 é um evento altermundista organizado por um grupo de ativistas e movimentos sociais ligados ao processo do Fórum Social Mundial. O tema de 2012 é Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental. O FST 2012 se propõe ser um espaço de debates preparatórios para a Cúpula dos Povos, reunião alternativa à cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro.
O FST 2012 aconteceu em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, Brasil, de 24 a 29 de janeiro em 2012.


- ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE: O Acampamento Internacional da Juventude surgiu em 2001 através da realização do 1o Fórum Social Mundial em Porto Alegre\RS. Várias entidades e ONGs ligadas aos movimentos de juventudes no Brasil reuniram-se em comissões de organização em Porto Alegre e apresentaram ao CI - Comitê Internacional do Fórum Social Mundial a proposta de gerenciamento e institucionalização de um espaço\área específica para os jovens, estudantes, ongs do Brasil e exterior, com objetivo de hospedagem e participação na programação oficial do FSM 2001. Foi criado um Comitê de Organização local, vários sub-comitês de estruturas e gerenciamentos do Acampamento, vários Comitês Estaduais no Brasil e o CIJ - Comitê Internacional de Juventudes de entidades de apoio e mobilização.
O Acampamento Internacional da Juventude de 2001 contou com mais de 50 mil participantes, do Brasil e exterior, e aconteceu no Parque da Harmonia, no centro de Porto Alegre, ao lado do Rio Guaíba.



- ALDEIA DA PAZ: A aldeia da paz surgiu no Fórum Mundial no ano de 2003 em Porto Alegre. Amadureceu como proposta de convergência de novos valores,mais humanitários e sustentáveis, buscando preservar a cultura mais pura do ser humano, implementada como política pública de autogestão.
Aldeia da paz é uma tecnologia social indicada para eventos dos novos tempos. E sobre tudo, para áreas de risco, como enchentes terremotos, zonas turbulentas, e até penitenciárias e clínicas de saúde mental.

- CONEXÕES GLOBAIS 2.0: A primeira edição do Conexões Globais 2.0, de 25 a 28 de janeiro de 2012,  na Casa de Cultura Mario Quintana propos diálogos sobre ativismo social na era internet durante o Fórum Social Temático. Diariamente, das 14h às 22h, o evento convidou o público a participar de atividades como webconferências, oficinas, shows de música, artes visuais, lançamentos de livros, painéis e montagem de uma MiMoSA pelo grupo Ecoaecoa e Casa Brasil.


- CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA: A história da Casa de Cultura Mario Quintana tem início em julho de 1980, com a compra do antigo prédio do Hotel Majestic, pelo Banrisul. Em 29 de dezembro de 1982, o governo do Estado adquiriu o Majestic do Banrisul e, um ano mais tarde, o prédio foi arrolado como patrimônio histórico, tendo início, a partir de então, sua transformação em Casa de Cultura. No mesmo ano, através da Lei 7.803 de 8 de julho, recebeu a denominação de Mario Quintana, passando a fazer parte da então Subsecretaria de Cultura do Estado. Os espaços da Casa de Cultura Mario Quintana estão voltados para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, a realização de oficinas e eventos ligados à cultura.


TEMA: POLÍTICA & SOCIEDADE


- POLÍTICA: O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
A ética da política não pode ser diferente da ética da vida pessoal. E além de observar os princípios gerais, como não matar ou não roubar, o político deve mostrar ao povo que o elegeu sua capacidade de defender o bem comum, e o bem estar de toda a sociedade, sem se preocupar com o simples exercício do poder. Além de não distinguir, de qualquer forma, os demais membros da sociedade, deve ser capaz de mostrar à esses membros que assume a responsabilidade pela consecução deste objetivo. Exerce assim, o que se convencionou chamar da "ética da responsabilidade".
E a ética da responsabilidade leva em consideração as consequências das decisões que o político adota. Em muitas ocasiões, o político pode ser colocado frente a dilemas morais para tomar decisões. Mas, o político ciente, de sua obrigação com a ética da responsabilidade, sabe que não deve subverter seus valores e, muito menos aqueles que apresentou para seus eleitores.

- PARTIDO POLÍTICO: Um partido político é um grupo organizado formal e legalmente constituído, com base em formas voluntárias de participação, em uma associação orientada para influenciar ou ocupar o poder político em um determinado país politicamente organizado e/ou Estado, em que se faz presente e/ou necessário como objeto de mudança e/ou transformação social.

- DIREITA: É a ideologia de pessoas que não buscam a renovação do sistema por que querem manter as coisas como estão sem profundas alterações privilegiando aqueles que já tem.

- ESQUERDA:
É a ideologia de pessoas que buscam a renovação, a distribuição de recursos financeiros e uma maior justiça social.

- IDEOLOGIA: Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica. No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.

- COMUNISMO: (do latim communis - comum, universal) é uma ideologia política e socioeconômico, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral. Karl Marx postulou que o comunismo seria a fase final na sociedade humana, o que seria alcançado através de uma revolução proletária. O "comunismo puro", no sentido marxista refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e livre de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente, permitindo que cada membro da sociedade possa participar do processo decisório, tanto na esfera política e econômica da vida. Marx afirma que a única maneira de resolver esses problemas seria pela classe trabalhadora (proletariado), que, segundo Marx, são os principais produtores de riqueza na sociedade e são explorados pelos capitalistas de classe (burguesia), para substituir a burguesia, a fim de estabelecer uma sociedade livre, sem classes ou divisões raciais.

- SOCIALISMO: Como uma ideologia política é um grupo amplo de filosofias econômicas e políticas que recorrem a vários movimentos políticos e intelectuais com origens nos trabalhos de teóricos da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, sendo contrário do capitalismo, oferecendo uma alternativa para os problemas da economia de mercado capitalista e do legado do imperialismo e do nacionalismo.

- CAPITALISMO: O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.

- ANARQUISMO: é uma filosofia política que engloba teorias, métodos e ações que objetivam a eliminação total de todas as formas de governo compulsório. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica,abuso de poder.

- CLASSE OPERÁRIA: O proletário consiste daquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho (suas aptidões), que ele vende para sobreviver. A existência de indivíduos privados de propriedade, privados de meios de vida, permite que os capitalistas (os proprietários dos meios de produção e de vida) encontrem no mercado um objeto de consumo que age e pensa (as aptidões humanas), que eles consomem para aumentar seu capital. Ao vender sua força de trabalho, o proletário aliena-se de seus próprios atos e submete-os à vontade do comprador, que o domina autoritariamente. O comprador (o capitalista) comanda o trabalho do proletário e se apropria de seus produtos para vendê-los no mercado.

- SINDICATO: Sindicato é uma agremiação fundada para a defesa comum dos interesses de seus aderentes. Os tipos mais comuns de sindicatos são os representantes de categorias profissionais, conhecidos como sindicatos laborais ou de trabalhadores, e de classes econômicas, conhecidos como sindicatos patronais ou empresariais.

O termo "sindicato" deriva do latim syndicus, proveniente por sua vez do grego sundikós, que designava um advogado, bem como o funcionário que costumava auxiliar nos julgamentos. Na Lei Le Chapellier, de julho de 1791, o nome síndico era utilizado com o objetivo de se referir a pessoas que participavam de organizações até então consideradas clandestinas.
O sindicalismo tem origem nas corporações de ofício na Europa medieval. No século XVIII, durante a revolução industrial na Inglaterra, os trabalhadores, oriundos das indústrias têxteis, doentes e desempregados juntavam-se nas sociedades de socorro mútuos. 

- DEMOCRACIA: é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos . governo em que o povo exerce o poder através de representantes escolhidos em eleições livres; igualdade de direitos perante a lei, sem privilégio de classes. - REAL DEMOCRACIA: é um regime político em que o cidadão participa diretamente da administração de seu país através de votações populares. O objetivo é experimentar e desenvolver um regime político verdadeiramente democrático e participativo. Funcionamento: Neste novo regime não há partidos, apenas ministérios como Ministério da habitação, saúde, segurança, educação, artes comunicação, produção, infraestrutura, tecnologia, economia, justiça, meio ambiente, relações exteriores, integração social, fiscalização, organização, administração.
Os ministros serão escolhidos por meio de voto direto em eleições bianuais, sendo que passado um ano de gestão, caso a aprovação popular seja negativa, as eleições poderão ser antecipas. Cada ministro terá total liberdade para formar a sua própria equipe de trabalho. A verba do governo será distribuída aos ministérios proporcionalmente aos graus de prioridade arbitrados pelo povo.
Para o estabelecimento desse novo regime será necessário dissolver os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, se a população assim o permitir, e recriá-los com base em uma estrutura mais simples e eficiente.
Em seguida seriam convocadas as eleições ministeriais. O voto será facultativo, vota quem quer participar a partir dos 16 anos de idade. Nesse regime o pais pagará a divida externa com “valores simbólicos”, em juízo, pois é o que pode ser ministrado na atual conjuntura econômica e social.
A estrutura deste novo regime se constituirá de ministérios nacionais, estaduais, municipais e representação de bairro. Tanto aos ministérios, como aos as representações de bairro, serão apresentados os problemas, estes terão que apresentar soluções que irão a votação popular. Em caso de aprovação, estas soluções serão imediatamente iniciadas e postas em prática.
Todo cidadão terá uma identificação, o Cartão Cidadão. O cidadão poderá votar via Internet com o seu número de cartão e senha pessoal ou em seu ponto eleitoral. A função do ministério da fiscalização é analisar as contas, propostas e realizações dos outros ministérios. Os ministérios terão que prestar contas de tudo, todos os valores serão analisados, caso se descubra qualquer irregularidade, o ministério sofrerá processo administrativo e seus membros serão julgados na justiça, ninguém terá qualquer beneficio jurídico.
Todo movimento financeiro trimestral do governo será apresentado à população em cadeia nacional de tv e rádio, Internet e jornais. Os membros de ministério poderão ter seu sigilo bancário ou telefônico quebrados sempre que houver suspeita de fraude, desvio de verba pública ou qualquer outro tipo de irregularidade administrativa.


Um município terá tantos representantes de bairro quantos forem o número de bairros pelo qual estiver subdividido. O representante de bairro será responsável por soluções locais relativa a casa bairro.


- AUTOGESTÃO: Autogestão é quando um organismo é administrado pelos seus participantes em regime de democracia direta. Em autogestão, não há a figura do patrão, mas todos os empregados participam das decisões administrativas em igualdade de condições. Em geral, os trabalhadores são os proprietários da empresa autogestionada. A autogestão não pode ser confundida com controle operário, que mantém a hierarquia e o controle externo do organismo (ou da fábrica) a algum organismo ou instância superior (como um partido político por exemplo).
Os conceitos de autogestão costumam variar de acordo com a posição política ou social de determinado grupo. O conceito anarquista de autogestão se caracteriza por eliminar a hierarquia e os mecanismos capitalistas de organização envolvidos. Já os conceitos de autogestão empresarial, mantém os mecanismos tradicionais de organização capitalistas. Outra concepção de autogestão é aquela que a caracteriza como sendo as relações de produção da sociedade comunista, tal como o caso de Nildo Viana em seu artigo O Que é Autogestão?, desenvolvido de forma mais aprofundada em seu livro Manifesto Autogestionário e João Bernardo em seu livro Para Uma Teoria do Modo de Produção Comunista.
Erroneamente, muitas pessoas compreendem o anarquismo como uma forma totalmente desorganizada de ser e agir, ou como “bagunça generalizada”. Este preconceito estabelecido ao longo dos últimos 150 anos não compreende a extensão do modo anarquista de organização, que contrariamente ao conceituado usualmente, é um meio extremamente organizado de defesa de direitos. Neste sistema organizativo, tem-se a autogestão, uma tecnologia de trabalho, de organização de produção, resultado de esforços coletivos. O que não é autogestão:
Partindo da negação, ou seja, “o que não é autogestão”, será possível encontrar um conceito amplo e ao mesmo tempo aplicado ao caso em tela. Guillerm e Bourdet trazem 5 conceitos para determinar o tipo de relação que um grupo de operários possuem com as fábricas: participação, co-gestão, controle operário, cooperativa e autogestão.

- UTOPIA: é a forma de pensar um mundo melhor. Ter utopias é estágio anterior a realização de projetos.

- CONTRACULTURA: É um estilo de mobilização e contestação social e utilizando novos meios de comunicação em massa. Jovens inovando estilos, voltando-se mais para o anti-social aos olhos das famílias mais conservadoras, com um espírito mais libertário, resumido como uma cultura underground, cultura alternativa ou cultura marginal, focada principalmente nas transformações da consciência, dos valores e do comportamento, na busca de outros espaços e novos canais de expressão para o indivíduo e pequenas realidades do cotidiano, embora o movimento Hippie, que representa esse auge, almejasse a transformação da sociedade como um todo, através da tomada de consciência, da mudança de atitude e do protesto político.

- REVOLUÇÃO:
designa "grande transformação, mudança sensível de qualquer natureza, seja de modo progressivo, contínuo, seja de maneira repentina"; "movimento de revolta contra um poder estabelecido, e que visa promover mudanças profundas nas instituições políticas, econômicas, culturais e morais".

- GRÊMIO ESTUDANTIL: é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

- ORÇAMENTO PARTICIPATIVO (OP): é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos da participação da comunidade. Esses processos costumam contar com assembleias abertas e periódicas e etapas de negociação direta com o governo. No Orçamento Participativo retira-se poder de uma elite burocrática repassando-o diretamente para a sociedade. Com isso a sociedade civil passa a ocupar espaços que antes lhe eram "furtados". A implementação do OP surgiu com a redemocratização e a promulgação da Constituição de 1988, quando foi estimulada a participação popular na definição de políticas governamentais, por intermédio da criação dos Conselhos Setoriais de Políticas Públicas como espaços de controle social. As mudanças constitucionais aliadas à vontade popular e política viabilizaram a implantação em Porto Alegre(RS), do Orçamento Participativo, em 1989 tendo a proposta de discussão pública do orçamento e dos recursos para investimento. Muitas prefeituras adotaram a participação popular baseando-se no modelo de Porto Alegre.

- GREVE: é a cessação colectiva e voluntária do trabalho realizada por trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios. Por extensão, pode referir-se à cessação colectiva e voluntária de quaisquer atividades, remuneradas ou não, para protestar contra algo (de conformidade com a "Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)"Parada coletiva do trabalho por protesto contra os padrões.

- BOICOTE: Boicote ou boicotagem é o ato de recusar quaisquer relações com um indivíduo ou um grupo de pessoas, empresa, país etc., como forma de protesto ou coerção a quem se pretenda punir ou constranger a alguém por rações econômicas, políticas, ideológicas, sociais, etc. Aplica-se a relação entre países ou entre uma coletividade e uma organização.


- BANALIZAÇÃO: é algo que teve sua imagem desgastada, ou algo de importância que se tornou menos importante pela exaustão da repetição sobre um determinado assunto. "A banalização da violência", por exemplo, pode expressar que, de tão comum, algo tão sério acabou virando algo rotineiro.


- SABOTAGEM: é o ato de impedir o pleno funcionamento de quaisquer mecanismos, institucionais ou não, que são contrários aos interesses dos sabotadores.

A sabotagem foi utilizada por todos os exércitos da antiguidade, principalmente na guerra, e é utilizada atualmente por alguns governos com o fim de que suas populações não se organizem.


- INDUSTRIALIZAÇÃO: é um processo histórico e social através do qual a indústria se torna o setor dominante de uma economia, mediante a substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, resultando em aumento da produtividade dos fatores e a geração de riqueza. Assim, a economia, antes de base agrária, artesanal e comercial, passa a ter uma base urbana e industrial - o que gera transformações profundas sobre os modos de vida e o padrão de relações sociais anterior. O sistema de produção artesanal, manual, espacialmente disperso, dá lugar à produção serial, mecânica, espacialmente concentrada, padronizada, isto é, capaz de gerar produtos de qualidade homogênea. Toda a economia e toda a sociedade se reorganizam em função do desenvolvimento da indústria.

A industrialização pode ser parte de um processo mais amplo de modernização, em que a inovação tecnológica, desenvolvimento econômico e mudança social estão estreitamente relacionados. Há um processo de crescente racionalização, introduzindo mudanças de atitude dos indivíduos e da sociedade também com relação à natureza, que passa a ser vista principalmente como recurso produtivo.

Algumas das principais características do processo de industrialização são:

· aprofundamento na divisão do trabalho e da especialização

· concentração da renda e da riqueza

· intensificação da formação bruta de capital fixo

· aumento da produtividade industrial e agrícola

· aumento do consumo

· generalização do trabalho assalariado

· incremento da urbanização e desenvolvimento do setor de serviços.

Entretanto, a industrialização não ocorre em todos os países e, quando ocorre, pode não ser na mesma época ou da mesma forma.

A partir de meados do século XVIII, na Inglaterra, ocorreram importantes mudanças tecnológicas, que tiveram profundo impacto no processo produtivo, com repercussões nas esferas econômica e social. A esse conjunto de transformações chamou-se Revolução Industrial. Depois da Inglaterra, várias outros países passaram por processos análogos, ao longo do século XIX. A chamada Primeira Revolução Industrial foi marcada pelo surgimento da primeira máquina a vapor e pelas consequentes mudanças na sociedade em virtude dessa nova tecnologia.

Já a chamada Segunda Revolução Industrial envolveu uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica e siderúrgica, com base no uso intenso do petróleo como fonte de energia.

Por fim, a Terceira Revolução Industrial, conhecida também como a Revolução Digital, caracteriza-se pelo uso intensivo da informática e telemática e as consequentes transformações nas relações sociais e econômicas.


- MATÉRIA-PRIMA: A matéria-prima consiste num conjunto de produtos necessários em diversos processos de produção, que são extraídos ou obtidos diretamente da Natureza (explorações florestais, agrícolas ou minerais). Estas matérias constituem a primeira fase da cadeia de transformações imprescindíveis para a obtenção do produto final.


- LIXO: Resíduos sólidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.
O conceito de "lixo" pode ser considerado como uma invenção humana, pois em processos naturais não há lixo. As substâncias produzidas pelos seres vivos e que são inúteis ou prejudiciais para o organismo, tais como as fezes e urina dos animais, ou o oxigénio produzido pelas plantas verdes como subproduto da fotossíntese, assim como os restos de organismos mortos são, em condições naturais, reciclados pelos decompositores. Por outro lado, os produtos resultantes de processos geológicos como a erosão, podem também, a um escala de tempo geológico, transformar-se em rochas sedimentares.
Embora o termo lixo se aplique aos resíduos sólidos em geral, muito do que se considera lixo pode ser reutilizado ou reciclado, desde que os materiais sejam adequadamente tratados. Além de gerar emprego e renda, a reciclagem proporciona uma redução da demanda de matérias-primas e energia, contribuindo também para o aumento da vida útil dos aterros sanitários. Certos resíduos, no entanto, não podem ser reciclados, a exemplo do lixo hospitalar ou nuclear.

- RECICLAGEM: A reciclagem é o processo de reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos. É considerado o melhor método de destinação do lixo, em relação ao meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de resíduos enviados a aterros sanitários, e reduz a necessidade de extração de matéria-prima diretamente da natureza. Porém, muitos materiais não podem ser reciclados continuadamente (fibras, em especial). A reciclagem de certos materiais é viável, mas pouco praticada, pois muitas vezes não é comercialmente interessante. Alguns materiais, entretanto, em especial o chamado lixo tóxico e o lixo hospitalar, não podem ser reciclados, devendo ser eliminados ou confinados. Fraldas descartáveis são recicláveis. No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

TEMA: ARTE & IMAGEM


- DADA OUTRA POESIA: Dada Outra Poesia é um jogo de produção literária criado pela Editora Educadora Ecoaecoa

- ECOAECOA: A Ecoaecoa é um coletivo de arte-educadores populares e Ecosófica (3 ecologias: social, pessoal e ambiental somadas a sabedoria da colaboração) que oferece o curso de produção literária com Metareciclagem, documentação e publicação/editoração livre. O nosso objetivo como Editora Educadora é ecoar a economia criativa e solidária, a educação popular e pedagogia hacker além da sabedoria e a arte popular para que qualquer pessoa possa usar sua própria linguagem no diálogo cultural / político / econômico.
- GESTALT: Esta doutrina traz em si a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto. Este tem suas próprias leis, que coordenam seus elementos. Só assim o cérebro percebe, interpreta e incorpora uma imagem ou uma ideia. Segundo o psicólogo austríaco Christian von Ehrenfels, que em 1890 lançou as sementes das futuras pesquisas sobre a Psicologia da Gestalt, há duas características da forma – as sensíveis, inerentes ao objeto, e a formais, que incluem as nossas impressões sobre a matéria, que se impregna de nossos ideais e de nossas visões de mundo. A união destas sensações gera a percepção. O conjunto, assim, é mais que a soma dos seus elementos, um terceiro fator é gerado nesta síntese.

- CALEIDOSCÓPIO: aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual.
O nome "caleidoscópio" deriva das palavras gregas καλός (kalos), "belo, bonito", είδος (eidos), "imagem, figura", e σκοπέω (scopeο), "olhar (para), observar".

- ESCHER: Mauritus Cornelis Escher, nasceu em Leeuwarden na Holanda em 1898,  faleceu em 1970 e dedicou toda a sua vida às artes gráficas. O contacto com a arte árabe está na base do interesse e da paixão de Escher pela divisão regular do plano em figuras geométricas que se transfiguram, se repetem e reflectem, pelas pavimentações. Porém, no preenchimento de superfícies, Escher substituía as figuras abstracto-geométricas, usadas pelos árabes, por figuras concretas, perceptíveis e existentes na natureza, como pássaros, peixes, pessoas, répteis, etc. Escher ficou mundialmente famoso por representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes. Uma das principais contribuições da obra deste artista está em sua capacidade de gerar imagens com impressionantes efeitos de ilusões de óptica, com notável qualidade técnica e estética.

- FRACTAIS: Um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente autossimilares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo.


- CONTRASTE: Contraste, a diferença nas propriedades visuais que faz com que um objeto seja distinguível de outros e do plano de fundo. Meio de contraste, contrastes é a luz



TEMA: COMUNICAÇÃO DIGITAL & TECNOLOGIA


- LAYOUT: É a disposição da informação num documento, incluindo o formato, o tamanho, a distribuição e a organização gráfica.


- GIMP: software livre (de código aberto) voltado principalmente para criação e edição de imagens, e também para desenho vetorial.


- INKSCAPE: é um software livre para edição eletrônica de imagens e documentos vetoriais. Utiliza o método vetorial, ou seja, gera imagens a partir de um caminho de pontos definindo suas coordenadas, de forma transparente ao usuário. Imagens vetoriais têm maior aplicação em desenho técnico ou artístico e são, geralmente, mais leves e não perdem a qualidade ao sofrer transformações, como redimensionamento ou giro.


- INPUT / OUTPUT: Entrada/saída (sigla I/O) é um termo utilizado quase que exclusivamente no ramo da computação (ou informática), indicando entrada (inserção) de dados por meio de algum código ou programa, para algum outro programa ou hardela, bem como a sua saída (obtenção de dados) ou retorno de dados, como resultado de alguma operação de algum programa, consequentemente resultado de alguma entrada.

Exemplos de unidades  Input : disco rígido, microfone, teclado.

Exemplos de unidades Out: caixas de som, impressora, disco rígido.


- OUTDOOR: Um Outdoor é a designação de um meio publicitário exterior, sobretudo em placas modulares, expostos  em locais de grande visibilidade, como à beira de rodovias ou nas empenas de edifícios nas cidades.


- SLOGAN: Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo pessoa. Ela é usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.


- TAG: Uma tag (do inglês “etiqueta”) é uma palavra-chave associada com uma informação (ex: uma imagem, um artigo, um vídeo) que o descreve e permite uma classificação da informação. Tagueamento: ato de taguear.


- BLOG: Um blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.


- ÍCONE: Um ícone é uma representação gráfica de um objeto, conceito ou ação. Ele é um elementos de interface, então ele deve ser desenvolvido para ser apreciado, mas criar interação com o usuário também.


- METARECICLAGEM: Trata da questão ambiental, sobre o mundo tecnológico e ainda da parte artística e cultural no meio do processo. Está baseada na ideologia da Cultura Digital e da Filosofia Software Livre. Este tema propõe que há formas de reaproveitar lixo tecnológico e de que possamos contribuir com o meio ambiente de uma forma muito simples. Primeiro com o conhecimento do computador por dentro e depois demonstrando as formas de solucionar problemas de hardware. E ainda, quando obsoletos, como fazer arte, bijuterias e adereço com estes equipamentos.


- MIMOSA:
São oficinas de mídia, mobilização e arte digital. Montagem de um estudio de produção para aprendizado e convivência, que possibilitará, a criação de uma mídia móvel – o sonho de tantos ativistas comunicadores brasileiros. Além disso, esse estúdio móvel circula por entre cidades brasileiras e estrangeiras, retratando retalhos do cotidiano nacional.


- PUBLICOMUNIDADE: Reciclagem de outdoors usando o aplicativo livre GIMP.


- BLOG: Um blog ou blogue (contração do termo inglês Web log, diário da Web) é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.

Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Outro formato é o microblogging, que consiste em blogs com textos curtos.

a palavra blog assumiu um significado ainda mais amplo, implicando qualquer tipo de mídia onde um indivíduo expresse sua opinião ou simplesmente discorra sobre um assunto qualquer. 

 

- BIT: é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Usada na Computação e na Teoria da Informação. Um bit pode assumir somente 2 valores, por exemplo: 0 ou 1, verdadeiro ou falso.


- BYTE:Um byte (Binary Term), baite ou octeto, é um dos tipos de dados integrais em computação. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um certo dispositivo, independentemente do tipo de dados armazenados.


- KBYTE: utiliza potências de dois do que potências de dez. Têm o mesmo nome das unidades do SI, embora sejam múltiplos de 1024 (210) no lugar de 1000 (10³).


- MEGABYTE:O megabyte (MB) é uma unidade de medida de informação que equivale a 1 000 000 bytes


- GIGABYTE:Gigabyte (símbolo GB) é uma unidade de medida de informação que equivale a 1 000 000 000 bytes (segundo SI) ou 109 bytes.

- TERABYTE:Terabyte equivale a 1024 GB (1TB). Analogamente a uma unidade de medida, o
byte e seus múltiplos operam como quantificadores de um volume de dados em um computador ou sistema computacional.


- MÍDIA DIGITAL: Mídia digital é um formato de mídia eletrônica onde os dados são armazenados em formato digital. Pode referir-se ao aspecto técnico da armazenagem e transmissão da informação (isto é, discos rígidos ou redes de computadores), ou ao "produto final", como vídeo digital, realidade aumentada ou arte digital.


- SOFTWARE LIVRE: Software Livre, software de código aberto ou software aberto é qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição. O conceito de livre ou aberto se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido com intenção de lucro (software comercial).


- COPY LEFT:

- COPY RIGHT:

- CRIATIVE COMMONS:


TEMA: ECOLOGIA



- BIODIVERSIDADE: é a diversidade da natureza viva, a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e ecossistemas. Desde 1986, o conceito tem adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do século XX.


A biodiversidade é o que garante o equilíbrio dos ecossistemas e, por tabela, do mundo todo. Os danos causados à biodiversidade não afetam somente as espécies que habitam determinado local, mas, todas as outras e o próprio ambiente uma vez que afeta a fina rede de relações entre as espécies e entre estas e o meio em que vivem.


Para tentar preservar toda a riqueza de vida do planeta é necessário conhecer os diversos mecanismos ligados à sua preservação e, principalmente, não interferir. A principal ameaça à biodiversidade do planeta é justamente a ação humana através de desmatamentos, queimadas e alterações antrópicas no clima e nos ecossistemas.


- MAPEAMENTO E AMBIENTE: Ambiente é tudo que envolve uma organização. É o contexto na qual ela está inserida. É tão vasto e complexo que é impossível conhecê-lo e compreendê-lo totalmente. Assim as organizações precisam tatear, explorar e discernir o ambiente, para reduzir a incerteza a seu respeito. Em outros termos a organização precisar mapear seu espaço ambiental. Tal mapeamento não e feito pela organização em si, mas por pessoas – sujeitas as diferenças individuais – que nela ocupam cargos ou posições destinados a isso.


- GAIA: na mitologia grega, (ou ainda Gaia, Géia, Gea ou Gê) era a titânide (ou titanesa) da Terra, a Mãe Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora quase absurda. Segundo Hesíodo, no princípio surge o Caos, e do Caos nascem Gaia, Tártaro, Eros (o amor), Érebo e Nix (a noite).


- PANGÉIA: Designa-se por Pangeia o continente que, segundo a teoria da deriva continental, existiu até há 200 milhões de anos, durante a era Mesozoica, porém, há relatos também de 540 milhões de anos. A palavra origina-se do fato de todos os continentes estarem juntos.


- SUSTENTABILIDADE: Condição ou processo que permite a sua permanência. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.


- CONSUMO CONSCIENTE: Consumo responsável significa adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.

Isto pode ser feito através das maneiras:

· compras corretas — favorecendo produtos eticamente corretos e realizar negociações baseadas em princípios no bem comum, e não só na satisfação de interesses individuais, permitindo a negociação para o interesse próprio apenas para perpetuar algum bem comum além deste interesse.

boicotes morais — a compras e negociações que vão de encontro à proposta anterior.


- TERRITÓRIO: A palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa (ou grupo de pessoas), de uma organização ou de uma instituição. O termo é empregado na política (referente ao Estado Nação, por exemplo), na biologia (área de vivência de uma espécie animal) e na psicologia (ações de animais ou indivíduos para a defesa de um espaço, por exemplo). Há vários sentidos figurados para a palavra território, mas todos compartilham da ideia de apropriação de uma parcela geográfica por um indivíduo ou uma coletividade e etc.


- COMUNIDADE: Do ponto de vista da ecologia, comunidade - também chamada biocenose - é a totalidade dos organismos vivos que fazem parte do mesmo ecossistema e interagem entre si, corresponde, não apenas à reunião de indivíduos (população) e/ou sua organização social (sociedade) e sim ao nível mais elevado de complexidade de um ecossistema. Uma comunidade pode ter seus limites definidos de acordo com características que signifiquem algo para nós, investigadores humanos. Mas ela também pode ser definida a partir da perspectiva de um determinado organismo da comunidade. Por exemplo, as comunidades possuem estrutura trófica, fluxo de energia, diversidade de espécies, processos de sucessão, entre outros componentes e propriedades.

Do ponto de vista da sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico. Os estudantes que vivem no mesmo dormitório podem formar uma comunidade, assim como as pessoas que vivem no mesmo bairro, aldeia ou cidade. Fichter, 1967 em suas Definições para uso didático ressalta que uma palavra que é rodeada de significados múltiplos, requer uma cuidadosa definição técnica, ao que propõe: comunidade é um grupo territorial de indivíduos com relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins comuns.

- CÓDIGO FLORESTAL: O Código Florestal Brasileiro foi criado pela Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965. O Código estabelece limites de uso da propriedade, que deve respeitar a vegetação existente na terra, considerada bem de interesse comum a todos os habitantes do Brasil.

O Brasil pode estar perdendo a liderança na responsabilidade ecológica global, depois que a Câmara dos Deputados aprovou um novo Código Florestal 26 de abril de 2012, disseram representantes da WWF e do Greenpeace. A aprovação do texto do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) pode provocar uma mudança nessa percepção. “Para a WWF e o Greenpeace, a aprovação do texto é mais um reflexo de que o Congresso não estaria acompanhando a opinião pública”. O texto precisa ser apreciado pela presidente Rousseff, que pode vetá-lo.


- VEGANO: Pessoa que busca não utilizar ou consumir produtos de origem animal (couro, carne, leite, ovos, queijo) e desaprovar práticas exploratórias como rodeio, rinha de galo por questões éticas de respeito à vida animal.


- ECOSOFIA:


 

CALENDÁRIO

Janeiro
01 Dia Mundial da
Paz / Dia da Confraternização Universal 06 Dia da Gratidão 07 Dia da Liberdade de Cultos
08
Dia Mundial da Alfabetização
21 Dia Mundial das
Religiões
29 Dia do Jornalista30
Dia da Não Violência e da Paz
      Homenagem a Mahatma Gandhi30 Dia da
Saudade
31 Dia Internacional da Solidariedade


Fevereiro
11 Dia Internacional do Enfermo14 Dia da Amizade
14 Dia Internacional do
Amor
20 Dia da
Resistência Não-Violenta
21
Dia Internacional da Língua Materna(UNESCO)
23 Dia da
Paz Mundial
24
1ª Constituição Republicana - 1891
27 Dia dos Idosos


Março
05 Dia Hispano-Americano08 Dia Internacional da Mulher
14 Dia da
Poesia
14 Dia dos
Animais
15 Dia Mundial do
Consumidor
19 Dia da Escola 21 Dia Internacional para a
Eliminação da Discriminação Racial
21 Dia Mundial da Infância21 Dia Universal do Teatro22 Dia Mundial da
Água (ONU)25 Dia da Paixão
25 Dia Internacional de
Solidariedade da Pessoa Detenta e Desaparecida
27 Dia do
Mercosul
27 Dia Internacional do Circo


Abril
01 Dia do Humanismo
01 Dia da Mentira 07 Dia do Jornalista07 Dia Mundial da
Saúde
08 Dia Mundial dos
Ciganos 13 Dia do Jovem13 Dia Internacional da Imprensa13 Dia Internacional do Beijo15 Dia do Desarmamento Infantil17 Dia Internacional das Lutas Camponesas18 Dia do Amigo19 Dia do Índio
21 Dia da Latinidade21 Dia Internacional da Terra22 Dia do
Planeta Terra
22 Dia da Comunidade
Luso-Brasileira
24 Dia Internacional do Jovem Trabalhador25 dia da Liberdade em Portugal -
Revolução dos Cravos (1974)25 Dia da ONU
26 Dia das Nações27 Dia da Liberdade da África do Sul27 Dia Internacional do
Teatro
27 Dia da Empregada Doméstica 28 Dia da
Educação
29 Dia da Juventude Operária Católica30 Dia da OEA -Organização dos Estados Americanos


Maio
01 Dia Mundial do Trabalho
03 Dia do Sol03 Dia Mundial da
Liberdade de Imprensa (UNESCO)05 Dia das Comunicações05 Dia do Trabalhador Preso
07 Dia do Silêncio08 Dia da
Cruz Vermelha Internacional 09 Dia das Mães13 Abolição da Escravatura13 Dia de Luta contra a Discriminação Racial13 Dia Mundial da Imprensa15 Dia Internacional das Famílias15 Dia Internacional dos Objetores de Consciência16 Dia do Gari18 Dia da Boa Vontade18 Dia dos Povos Indígenas da América18 Dia Internacional da Luta Anti-Manicomial18 Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
21 Dia Mundial do
Desenvolvimento Cultural - UNESCO
22
Dia Internacional da Diversidade Biológica 22 Dia do Abraço25 Dia da Libertação da África -197225 Dia do Trabalhador Rural25 Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher28 Dia de Combate à Mortalidade Materna28 Dia do Educador


Junho
01 Dia Internacional da Criança
03 Dia da Comunidade Internacional04 Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão05 Dia Internacional do
Meio Ambiente e da Ecologia
07 Dia Internacional da Liberdade de Imprensa10 Dia da
Língua Portuguesa
10 Dia da
Raça
10 Dia Internacional da Liberdade de Imprensa12 Dia Mundial da
Luta contra o trabalho Infantil 12 Dia dos Namorados20 Dia Internacional do Refugiado
21 Dia da Mídia21 Dia do Intelectual21 Dia do Imigrante25 Dia da Independência de Moçambique - 197526 Dia Internacional de Apoio as
Vítimas de Tortura
26 Dia Internacional Contra as Drogas27 Dia da Revolução Espiritual29 Dia Internacional do Orgulho
Gay

Julho
01 Dia da
Cidadania
04 Dia do Voluntário Social05 Dia da Independência de
Cabo Verde - 197509 Dia do Sonhador09 Dia Internacional do Desarmamento10 Dia Mundial da Lei13 Dia da Promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente - 1990
14 Dia da Liberdade de Pensamento15 Dia Internacional do Homem17 Dia Mundial contra a Seca e a Desertificação 17 Dia do Protetor de Florestas19 Dia da Caridade20 Dia Internacional da
Amizade
22 Dia do Trabalho Doméstico26 Dia de Combate a
Tortura
29 Dia Mundial da
Carta das Nações Unidas 31 Dia do Orgasmo


Agosto
05 Dia da
Saúde
06 Dia de Hiroshima07 Dia Internacional da
Educação 09 Dia Internacional dos Povos Indígenas
11 Dia do
Encarcerado
11 Dia Estudante12 Dia Internacional da Juventude12 Dia das
Artes
12 Dia de Luta contra a Violência no Campo12 Dia do Cortador de Cana13 Dia do Pensamento 14 Dia Unidade Humana17 Dia da Compreensão Mundial19 Dia da
Declaração dos Direitos do Homem - 1789 23 Dia da Injustiça23 Dia Internacional da Memória do Tráfico Negreiro e de sua Abolição24 Dia da Infância27 Dia da Declaração dos Direitos do Homem - França, 1789
28 Dia do Filósofo29 Dia da Visibilidade Lésbica 29 Dia do Combate à Desnutrição31 Dia Internacional dos
Desaparecidos


Setembro
07 Dia da Dedicação 08 Dia da Alfabetização 10 Dia da Imprensa 16 Dia Internacional da Paz
16 Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio 17 Dia da Compreensão Mundial18 Dia do Perdão18
Constituição do Brasil em 1946
19 Dia do Teatro21 Dia da Árvore21 Dia Nacional de Luta dos
Portadores de Deficiência
22 Dia do Amante23 Dia Internacional contra a
Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças
24 Dia da Independência da Guiné-Bissau - 1975 27 Dia Internacional do
Idoso
28 Dia da
Lei do Ventre Livre
28 Dia da
Lei do Sexagenário - 1885


Outubro
01 Dia Internacional da Terceira Idade01 Dia Internacional da Música 02 Dia Mundial da Juventude03 Dia do Latino-Americano04 Dia da Natureza04 Dia do Poeta
04 Dia Internacional das Crianças04 Dia Universal da Anistia05
Promulgação da Constituição Brasileira - 1988
05 Dia Mundial dos
Animais
08 Dia do Direito á Vida10 Dia Mundial da
Saúde Mental 10 Dia de Luta Contra a Violência à Mulher11 Dia do Deficiente Físico
12 Dia da Raça12 Dia das Crianças12 Dia de Nossa Senhora Aparecida
13 Dia da Vida15 Dia do Professor16 Dia Mundial da
Alimentação (FAO)17 Dia dos Idosos
17 Dia Mundial para
Erradicação da Pobreza
18 Dia do Desarmamento Infantil20 Dia do Anarquista22 Dia do Protesto contra o Uso do Eletro-Choque24 Dia Mundial de
Informação sobre o Desenvolvimento 24 Dia das Nações Unidas - ONU
25 Dia da Democracia29 Dia do
Livro


Novembro
01 Dia Internacional do Homem05 Dia da Cultura06 Dia Mundial Internacional para a Prevenção da Exploração do Ambiente em tempo de Guerra e do Conflito Armado
11 Dia da Independência de Angola - 197515 Dia da Alfabetização16 Dia Internacional da
Tolerância - UNESCO17 Dia da Criatividade20 Dia da Consciência Negra
20 Dia da
Proclamação dos Direitos da Criança - ONU
21 Dia da Liberdade25 Dia internacional de combate à violência contra a mulher28 Dia Mundial de Ação de Graças29 Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino30 Dia do
Estatuto da Terra/Reforma Agrária

Dezembro
01 Dia Internacional de combate a AIDS - ONU01 Dia do Imigrante
02 Dia Internacional para a Abolição da
Escravatura
03 Dia Internacional dos
Deficientes Físicos
08 Dia da Justiça08 Dia Nacional da
Família
08 Dia da
Justiça
10 Dia Internacional dos
Povos Indígenas
10 Dia da
Declaração Universal dos Direitos Humanos
10 Dia do Palhaço
10 Dia Internacional dos Direitos Humanos - 1948
13 Dia do Cego
20 Dia da Bondade
24 Dia Universal do Perdão
25 Natal - Nascimento de Jesus
26 Dia da Lembrança
29 Dia Internacional das Biodiversidades Biológicas - ONU
31 Dia da Esperança


Nenhum comentário:

Postar um comentário